segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Começando a Programar

Como o João disse, as pessoas estremecem ao ouvir a palavra programação. Na verdade, programar nada mais é que simplificar tarefas repetitivas. Uma tarefa simples, como calcular a impedância equivalente de duas impedâncias em paralelo, ou o logaritmo na base 2, pode ser extremamente repetitiva, se for realizada várias vezes.

Vejamos o caso das impedâncias em paralelo. No mais simples dos casos, poderíamos calcular a impedância com os comandos a seguir:
x INV y INV + INV
onde x e y são as impedâncias em paralelo e INV é a função chamada pela tecla 1/x na hp. Foram usadas quatro teclas para realizar o cálculo. Para calcular dez impedâncias em paralelo, seriam usadas quarenta teclas! Como fazer para tornar essa tarefa menos tediosa e repetitiva? Criando um programa!

Para começar a escrever o programa, é necessário apenas digitá-lo e dar-lhe um nome:
2: « INV SWAP INV + INV »
1: 'Zparalelo'
Para salvar seu programa, aperte STO. No exemplo acima, os números 1: e 2: representam a pilha da calculadora, que está no modo RPN. Toda vez que você quiser usar seu programa, vá até a pasta onde ele está, entre com os valores das impedâncias e execute o programa. Agora, para fazer o cálculo, você utiliza apenas uma tecla!

Um comentário:

Jão disse...

Pessoal, se vcs prestarem atenção no post, programar na HP significa simplesmente mandar a calculadora fazer automaticamente as coisas que vc faria. Nem precisa aprender uma nova linguagem, é mais ou menos como fazer uma macro no Excell!