domingo, 18 de novembro de 2007

Bem Vindos!!

Motivos para você dedicar seu escasso tempo na engenharia para aprender a mexer com uma hp (sem usá-la como uma calculadora de padaria)

As HPs de engenharia vêm com uma descrição na tela: "Graphing calculator". O fato de ela ser uma calculadora gráfica oferece sim benefícios, mas talvez o que realmente justifique sua importância seja o fato de ela ser uma "programmable calculator", ou calculadora programável. No geral, os estudantes de engenharia não conseguem ouvir a palavra "programação" sem sentir um gelo percorrendo a espinha, mas a verdade é que a programação na HP é algo simples, e pode te economizar muito tempo e paciência na hora de fazer cálculos enormes e "tediosos", como diriam os autores dos nossos livros.

Mas, na hora de comprar uma HP, sempre vem alguém com o argumento: "mas pra que vc vai comprar aquela calculadora caríssima, cara? Depois de formado vc vai ter um notebook com matlab do seu lado!" ou "ah, quer saber? eu vou me formar sem usar HP!", ou "se for pra gastar isso tudo, não vou gastar numa calculadora, mas num palm, que emula a calculadora e ainda faz muito mais!" Primeiro: o matlab oferece mais recursos que a HP sim, mas alguns cálculos não precisam de todos esses recursos, e entrar certos dados no teclado do computador pode demorar bem mais do que entrar com eles na HP. Se vc tiver ou fizer um programa simples, pode ser muito mais prático, por exemplo, manipular uma matriz na calculadora. Segundo: utilizar uma HP ao invés de uma calculadora científica não "emburrece" a pessoa, como muitos pensam. O que a HP consegue fazer é realizar o máximo de trabalho braçal possível pra você (ou seja: contas chatas), enquanto você não precisa esquentar a cabeça com isso e se concentrar em coisas mais importantes. Sua cabeça fica mais fria se vc nao precisa fazer milhões de contas. Terceiro: o lance do palm é verdade, mas acredite, entrar com dados com aquela canetinha é um saco, e se você tem um teclado de calculadora, essa tarefa fica muito mais rápida.

Modo RPN: Aprendemos desde pequenos a fazer contas com a notação infixada (modo algébrico), e a maioria das calculadoras usam esse tipo de notação. Mas usar notação RPN é uma questão de costume, e uma vez que você se acostuma, é fato que é uma notação mais prática, por dois motivos: 1. Você aperta menos teclas para fazer uma conta; 2. Você entra com o dado que vai utilizar e depois esquece dele. Está salvo na pilha da calculadora, pra você usar quando precisar.

Resumindo, se vc investir um tempo aprendendo a usar sua calculadora e fizer algo mais que converter de coordenadas polares para retangulares e colocar cola nela, você provavelmente vai economizar um tempo maior nas suas atividades. O objetivo deste blog é fazer os estudantes de engenharia enxergarem as vantagens que uma calculadora programável pode trazer.

O site de para obter programas para HP: www.hpcalc.org

Nenhum comentário: