quinta-feira, 3 de julho de 2008

Programação User RPL

Ontem, dois amigos do curso de Engenharia Elétrica da UFMG me procuraram pedindo ajuda para aprender a programar a HP. Expliquei com calma a sintaxe dos programas e os ajudei um pouco, mas como estava estudando, não me aprofundei muito no assunto.

Para todos aqueles que têm vontade de aprender a programar a HP, recomendo o tutorial Programming in User RPL. Este é um tutorial completo sobre a programação User RPL, utilizada pela HP. O tutorial está em inglês, mas como diria um dos professores da UFMG, todo engenheiro que se preza precisa saber inglês.

Espero que gostem. Em caso de dúvidas, entrem em contato.

5 comentários:

Unknown disse...

A minha dúvida é como programar as teclas F1 a F6 da HP-50 para serem a entrada de dados com o texto correspondente.
Já tive uma HP 17bII+ financeira, e não gostei de saber que suprimiram uma função que armazenava (Let e Get) variáveis e equações na memória no modo RESOLVE.
As teclas superiores da HP 17bII+, servem de entrada de dados e a tecla F1 exibe o resultado da equação. Que linguagem devo usar?

Anônimo disse...

Saudações a todos!

Estou com um pequeno problema: Preciso aprender a resolver sistemas lineares na HP 50g, só que esse sistemas ficam em função de uma incógnita (um sistema literal). Não sei se uso o modo symb ou mais o que...
O modo normal de resolver sistemas lineares não aceita letras, só números.
Se alguém puder me ajudar logo, eu agradeço! (Minhas provas são na semana que vem).

cris disse...

Bom dia!!
Tenho algumas duvidas pois há algo que já tentei e näo consegui, por isso que pesso ajuda de vc´s, e espero que me ajudem, antes de mais nada gostaria de agradecer vossa atencäo.
Vamos ao caso...
Gostaria de saber detalhadamente como eu programo a minha HP 50 para calcular a mediana de uma lista, pois já segui as instrucöes do manual e näo deu certo.
muito obrigado!

Unknown disse...

E aí pessoal beleza. Estou tentando fazer uma programa na hp para calcular dados de um motor de indução.

O programa é o seguinte:
%%HP: T(3)A(D)F(.);
RPL>
\<< "Calculos do Motor" { { "R1:" "Resitencia estatorica" 0. } { "jX1:" "Impedancia estatorica" 0. } { "R2:" " Resistencia rotorica" 0. } { "jX2:" "Impedancia rotorica" 0. } { "S:" "Escorregamento(%)" 0. } { "Pv:" "Perdas a vazio(W)" 0. } { "P" "Numero de polos" 0. } { "Freq" "Frequencia" 0. } { "V" "Tensao de alimentacao" 0. } } 3. { } DUP
IF INFORM
THEN OBJ\-> DROP\-> R X A B S PV P F V "Potencia Util" MSGBOX
END
\>>

Como eu faço por exemplo para multiplicar o valor de tensão obtido do usuario e dividir por raiz quadrada de 3, e mostrar isso na tela de preferência sem ser com MSGBOX.

Exemplo:
"Tensão = 100 V"

tem jeito?

Unknown disse...

um ótimo blog que ensina a programar mais fundo tb é
http://programandohp50.blogspot.com.br